domingo, 6 de fevereiro de 2011

Clonagem de cartão - saques e compras indevidas




A clonagem de cartões tem sido cada vez mais comum e de repente nos deparamos com limite estourado ou com nossa conta zerada, pois uma outra pessoa gastou tudo. 

Uma dica: quando perceber a fraude em seu cartão de crédito, cartão da conta poupança ou corrente não se desespere. Você vai precisar estar calmo para tomar as atitudes corretas.

Separei alguns passos que devem ser dados assim que a fraude for percebida:

1º) Ligar imediatamente para o banco e solicitar o bloqueio do seu cartão
Neste momento você deve pegar o protocolo do atendimento, pois vai precisar, caso o banco alegue que não houve nenhuma fraude.

Na hipótese de o banco não fornecer protocolo, sem problema, "printa" a tela do celular com a data, horário e duração da chamada, já é um comprovante de que entrou em contato. Abordei sobre essa e outras dicas sobre registro de reclamação aqui!

2º)  Registrar o caso na Delegacia Policial mais próxima
Apesar de você não ser obrigado a ir á Delegacia Policial, os Bancos sempre pedem a cópia do registro. É melhor ir, caso seja necessário recorrer a "Justiça", este documento será muito importante para provar a sua boa-fé!

3º) Contestar todos os saques e compras que não reconheça.
Em um primeiro momento aconselho que essa contestação seja feita através de telegrama com cópia e aviso de recebimento, pois é importante provar que a contestação foi feita e que o banco a recebeu.

Para saber como registrar via carta registrada ou telegrama clique aqui!


Você também pode redigir uma contestação e protocolar diretamente no seu banco, geralmente há um setor chamado "serviços diversos", onde essa contestação será entregue. 


Importante levar duas cópias, uma você vai entregar ao banco e a outra eles irão te devolver na hora com um carimbo ou um protocolo, indicando a data. Nesse protocolo você deve juntar cópia do Registro de Ocorrencia feito na delegacia e as planilhas das compras ou saques que desconhece.


Clique aqui para ver a orientação de como registrar a sua reclamação em uma das orientações que fiz.

Após todos esses passos.... 


Aguarde pelo menos 10 (dez) dias para o banco responder a sua contestação. Caso não seja respondido, envie um novo telegrama ou protocole uma nova contestação exigindo a resposta da reclamação registrada anteriormente, concedendo um novo prazo de 05 (cinco) a 10 (dez) dias.

Se após este prazo o banco não responder, será necessário ingressar com uma ação judicial para exigir que as cobranças não reconhecidas sejam canceladas. Caso já tenham sido pagas, deve pedir a devolução em dobro.


Caso tenha alguma dúvida, insisto, entre em contato.

Um abraço

Eduardo Kebian
OAB/RJ 180.553